O Poder da Vulnerabilidade

Um Ted Talk que ajuda a entender (pelo menos um pouco) o que estamos vivendo hoje, a partir do contexto da vulnerabilidade. Tem 20 minutinhos? Vale a pena assistir!

Foto da capa: Debbie Schiel (tirada de um banco de imagens) 

 

Quantas vezes deixamos de fazer algo que faz parte da nossa personalidade por medo ou vergonha do que os outros vão achar? Dá pra perder a conta, não é? Vi esse vídeo por indicação de uma fotógrafa amiga e gostei tanto que resolvi escrever um pouquinho sobre ele aqui.

 

O que eu mais gosto é que não se trata de um vídeo de auto-ajuda. Não que o tema não seja importante, mas auto-ajuda é a modinha da vez, disfarçada de diversos temas dentro de empreendedorismo, produtividade e gestão, não que todos os conteúdos desses nichos sejam assim, mas tem uma boa parcela que são. Esse vídeo é o resultado de anos de pesquisa científica, com dados e uma conclusão embasada.

 

Já tinha visto um exemplo de como a vulnerabilidade é importante para a conexão em um podcast (GV Cast, que indiquei aqui, mas não lembro o número do episódio). A história em questão é a do Cráudio (sim, com r, um apelido já que ele não falava a letra l e chamava o chefe de Frávio), vendedor de cursos de inglês. Sim, o “Cráudio”, que tinha sérios problemas com a língua portuguesa vendia cursos… de inglês! E era um dos melhores vendedores!  Como isso é possível, Ricardo?

 

Pois bem, de acordo com o chefe dele, a primeira coisa que o Cráudio fazia nas reuniões com cliente era dizer: “Bom (dia/tarde/noite), meu nome é Cráudio e eu tenho um pequeno problema de dicção, o que me impede de falar a letra l corretamente. Espero que isso não seja um problema pra você. Se for, podemos trazer outro consultor para te atender.” Revelar sua vulnerabilidade logo de começo automaticamente gerava empatia, o que ajudava com o processo de vendas.

 

Não só por esse lado de negócios, o vídeo ajuda também a entender o comportamento das pessoas atualmente em relação a própria vida, redes sociais e posicionamento político. Agora, sem mais delongas, tire 20 minutinhos do seu dia pra se inspirar e talvez repensar como você se conecta com as pessoas. E me diz depois nos comentários o que você achou! Se preferir, pode ver diretamente do site do TED também!